Clube das Almas Inquietas

Bem vindo todo aquele que quer mais do que o cotidiano pode oferecer

terça-feira, janeiro 06, 2004

A LÓGICA DO PIOR ou IRREMEDIAVELMENTE OTIMISTA

Estava lendo o Vamos Lixar Tudo do Maxou.
Ele comentou que havia gostado da apologia feita pelo Manuel no O Sexo dos Anjos . ( Estou refazendo os caminho linkados para quem quiser fazer este percurso também, bem ao estilo João e a trilha de bolinhas de pão).
Lá fui eu ler o Manuel. O título do post é a Apologia do Pessimismo de 05/01/04.
O Manuel comenta, em uma altura do texto:
"Ser pessimista tem sérias vantagens. Julgo que alguns nunca pensaram nisso.
Quando algo de bom acontece, contra todas as nossas expectativas, sentimos a alegria extraordinária da sucesso imprevisto.
Quando os nossos prognósticos se verificam, não nos apanham desprevenidos: É mau, mas já estávamos à  espera. Resistimos melhor."

Mais adiante, surge , na minha opinião, o x da questão:
"É certo que, por vezes, o positivo acontece. Nessa altura murmuramos com gosto – “desta vez enganei-me; ainda bem!”
Geralmente ocorre o que tínhamos previsto. Perante isso sentimos uma amargura a que já estamos habituados, mas temos uma consolação – “como vêem, eu tinha razão!”
Confesso que ter sempre razão às tantas cansa."

Manuel então faz a apologia do pensar o pior.
E qual seria a vantagem? É de que assim ele sabe. Sabendo, torna-se um preditor da vida. Onisciente a respeito da própria existência. Dói menos saber?
A premissa que o Manuel usa é que sim, dói menos saber. Assim o fazendo, prevendo, ele se desaponta menos.
O "eu sabia!" funciona como anestésico?
Para mim, esta premissa até poderia ser verdadeira se verdadeira fosse uma outra premissa, anterior.
A de que seria humanamente possível Manuel prever os acontecimentos de sua vida.
Clement Rosset, um filósofo contemporâneo, escreveu uma livro fantástico sobre o assunto. Aliás, filosofia é para isso. Fazer perguntas complicadas sobre fatos banais.
A discussão que temos aqui não é nem um pouco original, mas serve bem para uns dedos de prosa.
É bem antigo este desejo de poder controlar os acontecimentos através de sua predição.
A ciência ocidental reinou determinista por muito tempo até que a física quântica nos mostrou que o conhecimento total, a previsibilidade, é um sonho.
É a gente tentar passar por sabido aquilo que não pode ser sabido. É tentar transformar o acaso em certezas para evitar sofrer.
Acho é que a gente não evita o sofrimento e ainda acaba não vivendo.

|