Clube das Almas Inquietas

Bem vindo todo aquele que quer mais do que o cotidiano pode oferecer

segunda-feira, outubro 24, 2005

Referendo sobre o desarmamento: Um circo sem pão

Criado pelos imperadores romanos há séculos atrás, o estratagema do " Pão e Circo" vem sendo usado em diversos momentos críticos da política mundial e de nosso país. Um estratagema que tem sido reduzido ao circo, o pão subtraído do pacote, certamente por motivo de economia.
A política do Pão e Circo consistia em que receosos de que, devido às condições economicas e sociais críticas da época, com a corrupção dentro do governo, gastos desmedidos, incompetencias administrativas houvesse uma sublevação, uma revolta popular. Com o poder enfraquecido, os políticos, decidiram em conclave que o ideal era abstrair o povo da realidade. O imperador acreditava que oferecendo aos romanos alimentação e diversão, a população carente acabaria esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta.
O referendo sobre o desarmamento foi um circo. Um circo a que o povo respondeu não. Não respondeu não ao desarmamento, não respondeu sim ao belicismo e à violência social que grassa alarmantemente entre nós.
Respondeu não à violência da desfaçatez governamental que atribui excluisvamente ao indivíduo a responsabilidade pelo problema social para o qual este governo foi eleito com o compromisso público de buscar soluções ambrangentes e eficazes.
O governo devia ler mais a História. Ela lhe ensinaria que a política do Pão e Circo foi ineficiente.
O Império Romano ruiu.
Que o governo aprenda com o passado.

|

3 Comments:

Blogger Helena said...

Yes, Nina, perfeita análise. Até quando Catilina?

beijão,

Helena

9:45 PM  
Blogger AMRevez said...

espaço de apontamentos "literários" trágico-cómicos em:
www.feijoadalight.blogspot.com

5:30 PM  
Anonymous Anônimo said...

O pior, Nina, é que eles não aprendem nunca. Beijo.

12:21 PM  

Postar um comentário

<< Home