Clube das Almas Inquietas

Bem vindo todo aquele que quer mais do que o cotidiano pode oferecer

segunda-feira, dezembro 28, 2009

Julie, Julia e eu


Ontem fui assistir ao filme Julie e Julia.
Adoro filme de gente. Gosto da universalidade do singular, da grandeza do pequeno, do corriqueiro, das pequenas vitórias e fracassos que repercutem muito mais internamente do que aos olhos de um observador externo.
Identifiquei-me no ato com as duas protagonistas: Em ambas, o desejo de fazer algo relevante, de ser reconhecida. Também me é familiar a dispersão da protagonista, a dificuldade de levar até o fim uma empreitada, não em tudo, mas naquilo que é um projeto pessoal, um sonho acalentado.
Com a obsessão também. Tenho este problema, qdo encasqueto com alguma coisa, mergulho de cabeça. Se é um autor, preciso ler tudo que escreveu, se é uma tarefa, esta me toma completamente e qualquer coisa que me afaste dela me irrita. Com a internet foi assim, definitivamente sou adepta a adições, perigo, perigo.
Criei este blog para poder escrever, mostrar meus textos, minha poesia. Quando começaram a surgir os comentários, fiquei maravilhada, olha, me lêem, gente até de países distantes,uau! No filme, a surpresa de Julie em ser lida e reconhecida é apresentada de uma forma deliciosa. Eu ficava empolgada daquele jeito, só que mais silenciosa e mais angustiada.
Tornei-me obcecada. Pelo blog e depois pelo marcador de visitas.  E quando me percebi querendo inventar coisas para manter as visitações, vi que tinha arranjado um problemão. A intensidade me esgota e me assusta e eu fujo. Eu tenho medo das paixões. Covarde.
Diferente de Julie e Julia, não levei meu projeto literário até o fim e abandonei o blog e o sonho. Joguei fora a água do banho e o bebê foi junto.
 Volto agora de uma forma diferente, eu espero. Escrevo quando posso, me alegro com algum comentário que é registrado aqui - que bom alguém me leu e deixou um recado, mas não me desespero se nada encontro. O Clube hoje é quase um diário particular que nutre minha necessidade em escrever, mas que é deixado aberto em cima da mesa da sala para quem se interessar.

|

1 Comments:

Blogger Leila Silva said...

Olá Nina,

Feliz 2010 para você também. Eu també vi o filme e como você me identifiquei com tudo isso...eu também recebo pouquíssimos comentários, não posso reclamar, visito poucos blogs e raramente comento. Já pensei em fechar as portas de vez, mas continuo ali...há anos. E vou continuar escrevendo ali, do jeito que posso, quando posso. Vamos continuar, preciso vir mais aqui no seu, por exemplo...e virei.
Não tenho tido contato com Vera do Val nem o Marcelo, com o Marcelo os últimos contatos foram meio estranhos, mas prefiro falar disso por e-mail.
Abraço e boas festas

1:23 PM  

Postar um comentário

<< Home