Clube das Almas Inquietas

Bem vindo todo aquele que quer mais do que o cotidiano pode oferecer

segunda-feira, janeiro 19, 2004

O tempo do pensamento mágico

 Que força pode ter o pensamento lógico numa terra em que predomina o pensamento mágico?
Érico Veríssimo



Tudo começou quando me lembrei de uma grande paixão. O que foi vivido foi mágico, como se destinado a mim desde o princípio dos tempos, como se todos os acontecimentos anteriores fossem apenas um prólogo para aquele acontecimento fundante de uma existência.
Exagerado, com certeza, mas como descrever uma grande paixão sem exagero e exacerbação? A terra do pensamento mágico é a terra da paixão e onde lógica, senso de realidade e pragmatismo simplesmente sucumbem ao esplendor do que é vivido.
Justamente por isso, o destino das paixões é apenas um, embora sejam muitos os caminhos possíveis até ele. O destino da paixão é seu fim. Não há lamento na constatação, apenas o reconhecimento da qualidade finita que a intensidade e a magia do sentimento exigem.
O apaixonado diria não a minha, a minha paixão não terá fim., minha paixão será eterna. O que é finito, o é para mortais e humanos, não para mim, nem para aquele por quem me apaixonei.
Em vão. A paixão finda, transformada em amor, hábito ou esquecimento. Esté é seu destino. Aprendemos que o desejo, por mais desejado e intenso que seja, não é soberano.
Como aceitar viver uma experiência dessa grandeza, se a dor que advém de sua perda pode ser igualmente grandiosa?
Viver sob o pensamento mágico é viver permanentemente à mercê do inatingível, sujeitos às boas graças dos detentores deste poder mágico, situação que, não por acaso, nos remete à infância e à dependência quase que total dos pais ou cuidadores.
No entanto, viver só sob a lógica é viver de forma pobre e mesquinha.
As paixões findam e sobrevivemos à descoberta de que não há mágica. Mais que isso, contiuamos a viver e até nos apaixonamos de novo.
Como acontece? Não sei.
Um dia acordamos e percebemos o que já estava lá. O que se passou, passou. Não levou consigo mais do que o acontecido, despiu-se das crenças e explicações e repousa numa única certeza.
Aquilo eu vivi. Como ainda vivo, acredito que viverei outra vez.

O pensamento mágico transmuta-se no encanto pela vida.

|