Clube das Almas Inquietas

Bem vindo todo aquele que quer mais do que o cotidiano pode oferecer

quarta-feira, fevereiro 11, 2004

DEVIA

Epitáfio (Titãs)

Devia ter amado mais, ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais e até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer
Queria ter aceitado as pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar

Devia ter complicado menos, trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos com problemas pequenos
Ter morrido de amor
Queria ter aceitado a vida como ela é
A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar



Quem de nós nunca leu um horóscopo ou ficou tentado a procurar um vidente, cartomante, jogar o I Ching, ler folhas de chá ou qualquer um dos milhares de métodos divinatórios existentes desde sempre?
Quem nunca se interrogou a cerca de seu destino e do destino de seus afetos?
Quem nunca desejou o poder da previsibilidade?
Pensamos que, se soubermos com antecedência o que vai acontecer, estamos protegendo nossa existência, supondo que o conhecimento do futuro irá impedir a dor, o sofrimento e o risco.
A proteção pode ser, é claro, fornecida pela lógica do pior – Se determino que nada vai acontecer, de que nada posso esperar, tenho o consolo de que, na pior das hipóteses, eu possa dizer: Viu, não falei?
É como se fosse mais fácil suportar uma resposta cruel e trágica, mas supostamente conhecida, do que o fato de que não somos capazes de saber todas as respostas. Como é difícil abrir mão do que, em verdade, nunca se possuiu!

O acaso vai me proteger enquanto eu andar distraído, dizem os Titãs.
Assim seja.

|