Clube das Almas Inquietas

Bem vindo todo aquele que quer mais do que o cotidiano pode oferecer

quinta-feira, fevereiro 12, 2004

SOS


Tudo começou quando resolvi pedir socorro aqui, usando SOS como título.
Por curiosidade, usando o onipresente Google, lá fui eu pesquisar a origem do sinal, ver a historinha que embasava o famoso pedido para salvar nossas almas (e corpos, claro).
Surpresa!
SOS não é Save Our Souls!
Marina Vidigal, numa carta ao Professor Moreno, um site sobre língua portuguesa, explica que, ao contrário do que muita gente imagina, SOS não significa, "save our souls" (salvem nossas almas), nem "save our ship" (salvem nosso barco). Foi um sinal estabelecido numa convenção internacional em julho de 1908, pela facilidade de transmissão e recebimento em código Morse destas letras: SOS é representado por três pontos, seguido de três traços e novamente três pontos. Antes disso, os navios em perigo pediam socorro usando as iniciais CQD.
O Professor Moreno completa a informação, acrescentando que, na verdade, o sinal de SOS não representa nem iniciais nem mesmo letras.
Ele comenta: “Para não ser confundido com nenhuma outra seqüência de caracteres, o sinal deve ser transmitido numa seqüência ininterrupta, sem os espaços que o código Morse intercala entre as letras. Usando a convenção do Morse falado ("di" para ponto e "da" para traço), o sinal é di-di-di-da-da-da-di-di-di, e não di-di-di ... da-da-da ... di-di-di.
É uma pena; eu conhecia várias versões sobre a verdadeira frase oculta nas três iniciais, além de "save our souls": "save our ship" (salvem nosso navio); "stop all signals" (cessem todas as transmissões); "send out succor" (enviem socorro); agora, tudo fica reduzido a dis e das”.
Concordo com o professor. Salvem nossas almas é muito mais romântico.
De qualquer forma, cultura de almanaque é uma delícia.

Voltando ao pedido de socorro neste oceano internético.
Não é caso de naufrágio, mas de algumas avarias incômodas. Ei-las:
1- Há no blog o link de Escreva-me. Não há jeito de conseguir que ele funcione. Como posso torna-lo operante?

2- Pim Pam Pum me escreveu dizendo que não consegue escrever nos comentários. Alguém mais também não consegue? O problema é do template do blog ou da máquina dele?

3- Instalei um mostrador de on line e o danado aparece quebrado na face do blog. Já mexi pra lá e pra cá, dei espaços, mudei de lugar, nada! Como deixá-lo numa única linha?

4- Como poderia colocar um link onde a pessoa pudesse escolher as música a ser ouvida?

Quem puder me ajudar, agradecimentos profusos.




|