Clube das Almas Inquietas

Bem vindo todo aquele que quer mais do que o cotidiano pode oferecer

sábado, junho 05, 2004

SAWABONA OU SAWUBONA

Pedro envia-me um e-mail, um belíssimo texto de Flavio Gikovate, intitulado SAWABONA. Ao final, o autor acrescenta um P.S:

“Caso tenha ficado curioso(a) em saber o significado de "SAWABONA", é um cumprimento usado no sul da África, quer dizer "EU TE RESPEITO, EU TE VALORIZO, VOCÊ É IMPORTANTE PRA MIM". Em resposta as pessoas dizem "SHIKOBA" que é "ENTÃO EU EXISTO PRA VOCÊ".”

Curiosa que sou fui pesquisar mais sobre esta palavra que me fascinou pela densidade do significado.
Sawabona, ou como é encontrado com mais frequencia nos textos em inglês, sawubona, é uma palavra de origem zulu, utilizada como comprimento, cujo significado geral é “olá”. Dizemos em zulu: "Sawubona. Ninjani?
O significado literal, pelo que pesquisei, é “eu vejo você”.
Encontrei, também, uma entrevista de Pontso Pakkies onde ele dá o testemunho de sua compreensão da palavra, desde a infância até 'a vida adulta, muito interessante e de onde, talvez, Gikovate tenha retirado sua definição. Associo ao que Flávio Gikovate escreveu em seu texto e ao que Pakkies testemunhou.
Ver alguém é mais que olhar. É reconhecer uma presença. Ver um outro diante de mim e, ao mesmo tempo em que reconheço a singularidade de sua presença, só o faço pelo reconhecimento do semelhante em mim.

Por isso, SAWUBONA!

|

6 Comments:

Blogger Alexandre said...

então, olha: sawadee krup, em tailandês.. :)

12:13 PM  
Blogger Tata Moretti Avery said...

Nina, amei ler um pouco mais sobre Sawabona aqui..

NO dia 2 de janeiro fiz uma tatuagem com meu irmão.. Nas minhas costas o símbolo tibetano de proteção e SAWABONA e ele fez mesmo simbolo e SHIKOBA!

Ficou lindo... e fico contente de ver pessoas que ensinam o mesmo de coração..!

Um beijo

4:45 PM  
Blogger Unknown said...

Manda foto e tatto queria ver meu whats 6992700419

2:15 AM  
Blogger Unknown said...

Manda foto e tatto queria ver meu whats 6992700419

2:16 AM  
Blogger dj kabeça jr said...

Oi gente quem quiser aprender mais sobre essa língua eu sou Áfricano sei falar meu Whats +55 85 9741-9950

10:03 AM  
Blogger Unknown said...

Tatá, manda foto das tattoos

11:52 PM  

Postar um comentário

<< Home