Clube das Almas Inquietas

Bem vindo todo aquele que quer mais do que o cotidiano pode oferecer

segunda-feira, julho 31, 2006

TEMPO

TEMPO: (TEMPUS) SUCESSÃO DOS DIAS, HORAS, ETC.., A NOÇÃO DE PRESENTE, PASSADO E FUTURO; O CURSO DO TEMPO; O TEMPO É UM MEIO CONTÍNUO E INDEFINIDO NO QUAL OS ACONTECIMENTOS PARECEM SUCEDER-SE EM MOMENTOS IRREVERSÍVEIS. (Aurélio-Ferreira,1986, p.1660)

Passei o último mês brigada com o tempo. O aniversário chegando e a sensação angustiante de que eu era muito nova para minha idade. Envelhecer só é verdadeiramente sentido a posteriori. Antes disso, é apenas uma fabulação, algo de que ouvimos falar, sabemos que é verdadeiro, mas não tem a força da realidade experienciada.
Bergson postula de que o tempo só existe na consciência : O instante não existe e é uma experiência que pode ser encurtada ou alongada de acordo com aquilo que é vivido pela consciência do indivíduo. Assim, o minuto que passa não é o minuto pensado, mas o vivido.
É um saco. Mas não é o fim do mundo, se for possível lembrar que se pode viver bem em qualquer idade. A questão não é o tempo que se vive, mas como se vive o tempo vivido.
Faz sentido, então, a sensação de ser jovem demais em relação à cronologia externa. Faz sentido que o tic tac do relógio seja mais barulhento.
Faz sentido lembrar de que todo mundo tem prazo de validade.
Faz sentido querer manter o que se tem de bom.
Tudo faz sentido e pode ser administrado se eu aprender a me lembrar de que o que precisa ser mantido está dentro de mim, e não fora.
Como não temos mesmo escolha e o tempo não gosta do que fazemos sem ele, só desejo ter bastante tempo para aprender sobre isto.

|

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Nina, com o perdão do clichê, a gente é como vinho...rs. O tempo também traz essas amizades maravilhosas. Beijão, minha frô.

9:20 AM  
Blogger dade amorim said...

Então você também é de Leão? Parabéns, viu? O que importa é a vida interior, como você diz muito bem. Só assim o que vem de fora só pode ser bem aproveitado e bem vivido: tudo vale a pena quando a alma não é pequena, como disse FP com tanta sabedoria. Beijo e uma boa semana.

9:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

Lindo texro sobre o tempo.

11:17 PM  
Blogger Leila Silva said...

Nina,

Maravilhosa a sua reflexão.
Beijos

5:07 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pois é.... mas ele é inevitável.... adorei teu blog. Bjus Mi

1:50 PM  

Postar um comentário

<< Home