Clube das Almas Inquietas

Bem vindo todo aquele que quer mais do que o cotidiano pode oferecer

quinta-feira, novembro 13, 2003

ALMAS LEITORAS, UM REPTO

Vou replicar parte de um diálogo travado pelo MSN com um amigo. Quem topa palpitar no assunto?


Nina diz:
esses emoticons são uma invenção bem interessante. Adoro estes bonequinhos de abraço. Abraço é tão bom, tão bom mas tão bom que a palavra é muito aquém do gesto.
D. diz:
Raramente faço isso, mas dessa vez vou discordar de você. A palavra, no meu modo de ver, vai muito além de qualquer gesto. Porque ela, a palavra, pode ser o que você quiser. A palavra "abraço", por exemplo, cada vez que você a lê, ou escreve, ou escuta pode imaginá-la de uma maneira particular, adequada ao momento e à pessoa ou, simplesmente, ao seu estado de espírito.
Nina diz:
Estou meio brigada com as palavras, meu querido, pode ser daí esta minha afirmativa. Elas me feriram demais recentemente. Talvez porque o gesto seja inequívoco eu o prefira no momento. Sinceramente, estou vendo na simplicidade, o mérito.
Nina diz:
Eu o prefira, no momento. (momento de correção gramatical)
D. diz:
As palavras só pertencem ao idioma, enquanto não são utilizadas. A partir desse momento mágico, são nossas e podemos fazer com elas o que nos aprouver. Deturpar-lhe o sentido, usá-la como metáfora, associá-la a uma lembrança ou a alguém, guardá-la no recôndito do nosso sacrário ou mesmo estiolá-la. As palavras têm propriedades mágicas e às vezes, vontade própria - teimam
D. diz:
em não aceitar o sentido que lhe queremos imputar.


O QUE ACHAM? PALAVRAS OU GESTOS? OU CADA MACACO NO SEU GALHO?
Cartas para a redação.. oops.. recados nos comments

|

1 Comments:

Blogger ErikaH Azzevedo said...

Escrevi certa vez um texto sobre as palavras q acredito q tu gostarias de ler...é bem grande, acho q não cabe aqui mas se quiseresmanda-me um email pra q eu te mande ele todo...deixo-te apenas um pedaço dele aqui

È verdadeiramente importante pra mim o sentir...na palavra abraço é q sempre me reconforto, na palavra pensamento é q uso o sentir imenso da palavra saudade, a a palavra amizade é um baú de tantas outras palavras como cumplicidade, afeto, proteção, abrigo..A palavra baú..soletre-a comigo agora...ba-ú.- tão pequena , mas cabe tanta coisa...tem sonoridade, algumas palavras são como música, e algumas musicas nos dizem tanto- mas tanto- q nos são como palavras...já sentiste o toque de uma musica? È assim q certas palavras me tocam.-o levitar- como uma dança suspensa, no ar,

Deixo-te meu email caso queira contactar-me.

intensamenteimaginativa@hotmail.com

um beijo

Erika Azevedo

12:10 AM  

Postar um comentário

<< Home