Clube das Almas Inquietas

Bem vindo todo aquele que quer mais do que o cotidiano pode oferecer

domingo, junho 20, 2004

SOBRE CÃES, GATOS E OUTROS BICHOS

Fui criada numa casa imensa, quase uma chácara, na cidade.
Cada membro da família tinha direito a seu animal de estimação, havendo espaço e afeto para todos. Peixes, pássaros, hamsters, tartarugas, e até mesmo um mico, um filhote de jacaré e uma garça conviveram no imenso espaço verde, repleto de mangueiras, pés de sapoti, de jabuticaba e romã de minha infância.
Os cães eram uma presença constante e significativa. Sempre de médio porte- um collie, dois pastores alemães, alguns vira-latas e as favoritas, duas setter irlandesas, tão mimadas que desconheciam sua condição canina.
Não era raro encontrar uma rolinha, um passarinho qualquer, morto sem uma gota de sangue derramada, depositado sobre a cama de alguém, uma oferenda amorosa aos membros não caçadores do clã.
Assim, embora tenha adquirido um relativo conhecimento sobre bichos, curiosamente, nada aprendi sobre gatos, a experiência de convívio com eles reduzida a uma relação fria e distante com um pedante angorá, protegido de minha avó.
Mais tarde, morando em apartamentos, os contatos com animais ficaram restritos a tartaruguinhas, peixes Beta e um ou outro hamster, nunca muito satisfatórios, como animais de estimação. Finalmente, em janeiro deste ano, sucumbi aos pedidos das filhas e, lembrando-me da importância de meu passado zoológico e desta presença na vida cotidiana, pensando nas vantagens e desvantagens acerca de cuidados em apartamentos, uma gatinha veio morar conosco.



Scarlett chegou aqui com 40 dias, minúscula,encantadora, sem raça definida, uma bolinha rajada em tons de bege, caramelo e laranja, com olhos azuis que foram esverdeando com o tempo. O nome,uma homenagem à protagonista de “E O Vento Levou”.
Desde o primeiro momento, Scarlett tornou-se imperatriz inconteste em nossa família. Quando alguém chega em casa, a primeira pergunta é onde ela está, o primeiro gesto é tomá-la no colo, privilégio disputado com ciúmes e rivalidade, num mimo escandaloso de mães de primeira viagem.
Ontem, pela primeira vez, Scarlett foi a uma loja de animais, para uma sessão de embelezamento: Banho, corte das unhas, limpeza dos ouvidos, pacote completo.
As meninas foram buscá-la, ansiosas em ver o resultado do tratamento caprichado.
A moça da loja volta com ela no colo, o pelo brilhante e sedoso realçado por uma pequena gravata borboleta de vermelho vívido e, entregando o bichano na mão das meninas, comenta:
-Seu gato ficou muito bonito!
Para completo choque das duas, ao contestar o tratamento de gênero dado ao bichinho recebem uma notícia espantosa:
Ela é ele!


Tenho tentado descobrir um novo nome para a gata, oops, gato.
As meninas se recusam a mudar.
E agora?
Andei pensando em Tootsie. Será que elas topam?






PS_ Chico Buarque fez 60 anos ontem. Entre outras obras primas, Chico escreveu o musical infantil Os Saltimbancos de onde retirei o fundo musical deste post. Viva Chico!





|

3 Comments:

Blogger Nilson Barcelli said...

Olá NINA
Eu também convivi com muitos animais, mas aprendi a detestar gatos.
Agora só tenho um cão, mas adorava ter mais. Tenho condições (a minha casa é no campo) mas não temos tempo para cuidar deles.
Beijinho

2:53 PM  
Anonymous Anônimo said...

Grande artista. Merece homenagem :-)
Pedro - Tribulandia

7:58 PM  
Blogger Nina said...

É verdade, Gato
tenho histórias a contar. Se possível, minha próxima será com os jacarés na minha vida.
Beijos

11:41 PM  

Postar um comentário

<< Home