Clube das Almas Inquietas

Bem vindo todo aquele que quer mais do que o cotidiano pode oferecer

segunda-feira, abril 23, 2007

Insight




O quebra-cabeças assume sua forma integral antes mesmo de ser completado.
Não sei se é uma boa imagem a que agora utilizo. Parece-me pobre e clichê demais para descrever a apercepção súbita de um aspecto da história pessoal, onde tudo se encaixa e o sentido de uma sucessão de acontecimentos emerge de dentro da própria pessoa.
Não importa que não seja a totalidade da imagem. Muito provavelmente é apenas um pequeno pedaço que, por mais que nos esforçássemos, permanecia deslocado impedindo que a montagem do total pudesse prosseguir. A peça estava lá o tempo todo, é apenas mais uma misturada com tantas outras. Já havíamos tentado utiliza-la, sempre sem resultado, seja por haver procurado nos lugares errados ou porque a posição era inadequada para a peça.
Os psicanalistas chamam de insight a este tipo de compreensão que, embora também pautado pelo intelecto, origina-se, acima de tudo, do interior de si mesmo, encadeando acontecimentos passados e presentes em um contexto de continuidade.
De qualquer maneira, a mudança. De qualquer maneira, um discernimento relativo a uma experiência, de tal ordem, que cria laços consistentes entre o que é vivido e o que é pensado e ilumina o lugar onde estou e a mim.
O mais curioso e o melhor de tudo é que não se trata de uma epifania, uma revelação. Nenhum deus apareceu, nenhuma verdade absoluta é demonstrada. Não precisa ser corroborado por outrem, nem sequer comunicado, caso não o deseje, pois não é uma comunicação que venha do mundo externo. Não precisa ser defendido ou preservado. Muito provavelmente, é um detalhe pequeno, insignificante, uma mudança de lugar que propicia um olhar novo para um fato velho.
De qualquer maneira, mudança.
Que venham outras,
amém.
Fonte da imagem: sonic.net/.../alienskin_xenofex2/puzzle.jpg

|