Clube das Almas Inquietas

Bem vindo todo aquele que quer mais do que o cotidiano pode oferecer

segunda-feira, julho 31, 2006

TEMPO

TEMPO: (TEMPUS) SUCESSÃO DOS DIAS, HORAS, ETC.., A NOÇÃO DE PRESENTE, PASSADO E FUTURO; O CURSO DO TEMPO; O TEMPO É UM MEIO CONTÍNUO E INDEFINIDO NO QUAL OS ACONTECIMENTOS PARECEM SUCEDER-SE EM MOMENTOS IRREVERSÍVEIS. (Aurélio-Ferreira,1986, p.1660)

Passei o último mês brigada com o tempo. O aniversário chegando e a sensação angustiante de que eu era muito nova para minha idade. Envelhecer só é verdadeiramente sentido a posteriori. Antes disso, é apenas uma fabulação, algo de que ouvimos falar, sabemos que é verdadeiro, mas não tem a força da realidade experienciada.
Bergson postula de que o tempo só existe na consciência : O instante não existe e é uma experiência que pode ser encurtada ou alongada de acordo com aquilo que é vivido pela consciência do indivíduo. Assim, o minuto que passa não é o minuto pensado, mas o vivido.
É um saco. Mas não é o fim do mundo, se for possível lembrar que se pode viver bem em qualquer idade. A questão não é o tempo que se vive, mas como se vive o tempo vivido.
Faz sentido, então, a sensação de ser jovem demais em relação à cronologia externa. Faz sentido que o tic tac do relógio seja mais barulhento.
Faz sentido lembrar de que todo mundo tem prazo de validade.
Faz sentido querer manter o que se tem de bom.
Tudo faz sentido e pode ser administrado se eu aprender a me lembrar de que o que precisa ser mantido está dentro de mim, e não fora.
Como não temos mesmo escolha e o tempo não gosta do que fazemos sem ele, só desejo ter bastante tempo para aprender sobre isto.

|

domingo, julho 02, 2006

DEUS É BRASILEIRO

Não lastimei a derrota vergonhosa do Brasil no futebol. Se todas as nossas derrotas fossem num campo gramado, estaria feliz.
Derrota é uma menina de rua ser encontrada morta diante de um dos maiores shoppings da cidade.Derrota é a emergência do Hospital Rocha Faria, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro, estar fechada. Os pacientes que chegam ao hospital estão sendo transferidos para outros mais próximos.O Corpo de Bombeiros e a Samu já foram informados de que não adianta chegar no local com ambulância, vão morrer sem ajuda. Derrota é a reeleição possível de Lula, a volta dos Collor, impunidade e a violência que faz você tremer e temer sair de casa.
Percebi que derrotada estava eu ao assistir passiva e silenciosa, os absurdos cometidos cotidianamente pelos governantes deste país.
Vou lutar, sim. Falando, escrevendo, agindo em busca de mais ética e integridade.
Se a derrota do Brasil servir para não mascarar nem narcotizar a dor da miséria e da bandalha descarada, se esta derrota tiver impedido a versão moderna do circo romano sem o pão, vou acreditar:
Deus é brasileiro.

|